quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Lembranças de Natal


Foto retirada da Living Places & You

O pensar o Natal é, para mim, o melhor desta época. Gosto dos dias cheios que o antecedem e da procura da prenda que gostaria de oferecer a cada um.

Algumas das prendas que oferecemos são compradas e outras feitas por nós. As caseiras, este ano, e por enquanto, serão biscoitos, compotas,  fruta desidratada, golas de lã e jogos em tecidos … mas ainda falta para o Natal e as prendas podem mudar à medidas que novas ideias vão surgindo.

Para as prendas caseiras, a procura da embalagem adequada é ainda mais importante, e, este ano, os biscoitos serão entregues nestas lindas taças de árvore de natal do Bordalo Pinheiro que encontrei na loja da Ana.

A Living Places & You  é uma loja de produtos portugueses, com muitas e apelativas sugestões e em que os preços são uma surpresa agradável.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Lembrar



Agenda, listas e lembretes, são os meus preciosos ajudantes para sobreviver ao cruzamento de trabalho, família e amigos.


E, quando chega o Natal, com os almoços de colegas e amigos, o montar da árvore, as lembranças para a escola, as prendas para a família e para os amigos e a preparação da ceia, tenho mesmo que anotar todas as ideias que vou tendo e as várias datas que vão surgindo, para poder apreciar o ambiente que se vive.

Agora que o frio já chegou, apetece mais do que nunca pensar no Natal e começar os preparativos. Lá em casa, os “festejos começam oficialmente” este domingo, 1 de Dezembro, com a montagem da árvore.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Doces



Adoro este bolo (pudim?). É fácil de fazer, é lindo de se ver e é raro alguém não gostar.

A receita é 7:7:7, 9:9:9, … consoante o tamanho final pretendido. Ou seja, por exemplo, 7 claras batidas com 7 colheres de açúcar e 7 minutos no forno a 180ºC. A forma é untada com manteiga e após os 7 minutos de forno, desliga-se e só se tira o molotof quando o forno esfriar. Com 4 das gemas que sobram faz-se o doce de ovos para pôr por cima.

O meu molotof fica sempre muito clarinho, se o quiserem mais escuro é questão de misturar umas 4 colheres de caramelo nas claras em castelo.

As gemas que sobram convidam a um arroz doce, que é outra das minhas sobremesas favoritas. O Inverno é mesmo assim, apetece-me doces e sofá.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Da teoria à prática


.
Gostei de ler “Uma horta para ser feliz”, para além das informações básicas que procurava sobre o que plantar e quando, encontrei um livro agradável de ler e bem estruturado, que nos fala sobre o prazer de mexer na terra e cultivarmos aquilo de que precisamos.

Alguns dos conceitos já os conhecia, mas a maneira simples como são abordados fizeram com que ficasse com vontade de os experimentar. Gostei da ideia de um barril com um canal de irrigação para plantar os morangueiros e de relembrar o compostor para as ervas e resíduos orgânicos da casa. Adorei o pequeno galinheiro, mas, com pena minha, acho que cães e um jardim pequeno não são compatíveis com galinhas.

Bem, com todas estas ideias tivemos necessidade de alargar o nosso espaço de horta e construímos mais um tabuleiro a partir de paletes. Nele tenciono plantar as hortaliças de inverno e fazer uma segunda plantação de alho francês e ervilhas, lá para Janeiro.