segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Chalet da Condessa d'Edla

No Verão, quando os dias estão quentes, o melhor mesmo é aproveitar o fresco da Serra de Sintra. Desta vez, fomos passear ao Chalet e ao Jardim da Condessa d’Edla. É um espaço calmo, onde ainda há tempo para pensar.
O Chalet é simples e lembra as casas na floresta dos contos de fada. O exterior emita a madeira e os acabamentos em cortiça dão a ideia que a vegetação envolve o Chalet tornando-o num elemento natural da paisagem.
 A minha divisão favorita é o quarto da Condessa, provavelmente devido à minha adoração pelo azul, e todos os tetos das divisões, trabalhados e pintados com uma multiplicidade de padrões e cores.
Os mais novos descobriram no jardim a coelheira, também ela no mesmo tipo de construção do Chalet, e concluíram que os coelhos eram uns sortudos e que a coelheira daria uma bela casa para brincar.


terça-feira, 20 de agosto de 2013

A outra fruta vermelha


Na nossa horta de Verão, a estrela deste ano são os tomates de cacho. O tamanho e o sabor doce torna-os o perfeito snack para estes dias quentes.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Ritmo de praia



Estivemos uns dias na praia do Baleal, a "mudar de ares".
 
Nos primeiros dias ainda tenho a tentação de seguir o mail e de ter o telemóvel por perto, depois entro no ritmo: ir à praia, ler, passear, saborear as atividades do dia a dia.... e a minha favorita - dormir a sesta.
 
Carrego as baterias devagar e preparo-me para o novo ano que começa em Setembro.
 

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

domingo, 4 de agosto de 2013

Blusa de linho



O resto de linho que usei no bordado veio desta blusa.
 
Como o tecido era muito fino, adaptei um molde da Burda e cortei em duplicado, cortando a parte de dentro um pouco mais comprida que a de fora, depois cosi uma à outra e virei. As bainhas fiz em separado e foram as últimas a coser.
 
Ficou simples e agora gostaria de lhe ter bordado algo. Tenho de procurar riscos simples que goste de ver numa peça de roupa.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O risco do bordado




A pesquisa na net começa sempre devagar, depois vamos descobrindo as palavras chave, e a partir daí o difícil é selecionar o que encontramos e não nos perdermos entre tanta informação.
 
Escrevi "desenhos para bordar", "esquemas para bordar" e por aí adiante, até que descobri que o nome é simplesmente risco. 
 
Escrevendo apenas "risco bordar" num motor de pesquisa aparece-nos uma grande variedade de desenhos, dos tradicionais aos modernos, que devem abranger quase todos os gostos.
 
Escolhi um risco mesmo simples, adaptado ao meu pouco saber, um bocado de linho branco que me sobrou de uma blusa, os livros a explicar como se fazem os pontos e experimentei. Gostei de o fazer e do resultado mas percebi que preciso de um tecido com mais corpo.