terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Uma horta no jardim




E com o sol, veio a vontade de passar mais tempo no exterior – embora ainda com casaco.
Este ano decidimos combinar a horta e o jardim. Na minha cabeça, já consigo ver pequenos canteiros de horta rodeados de flores, talvez amores perfeitos e cravos turcos.
Começámos alguns canteiros de mini hortas com alfaces, alho-francês e couves. Agora é necessário semear as flores em redor e tentar controlar as ervas daninhas, que tão facilmente se desenvolvem (e ainda nem chegou a primavera).
Vamos ver como será que vai correr a passagem do projeto ao terreno.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pasta reciclada





O ano passado comprei-lhe, para levar para a escola, uma daquelas pastas impermeáveis com dossier no interior.
Com o uso, a pasta ficou suja e, quando a tentei lavar, descobri que tinha cartão no interior, pelo que não podia ser molhada na totalidade. Para não a estragar, tentei tirar o cartão. Só que este tinha sido cosido ao tecido em  redor, pelo que a única solução seria desmanchar toda a pasta.
Após muito reclamar, por não terem previsto a lavagem destas pastas, que, como é normal, são muitas vezes colocadas no chão e se sujam ao fim de algum tempo, lá acabei por desmanchar a pasta.
Depois coloquei o tecido na máquina de lavar. Só que, dado o tipo de tecido, as nódoas não saíram. Ou seja, estas pastas são caras e feitas para deitar fora, não sendo laváveis.
Após um momento de frustração, comecei a pensar como a reutilizar. Juntei o que se podia aproveitar da pasta (o interior), mais enchimento de edredão  e o tecido de uma velha camisa.
Há medida que ia juntando as peças, comecei a ficar mais animada e fiquei contente com o resultado final  - uma nova pasta,  lavável e luminosa e com um bolso de camisa para o cartão da escola.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Um amor em segunda mão



Ainda a pensar em roupa e costura, li o livro “Um amor em segunda mão” de Isabel Wolff.
O que primeiro me prendeu foi a loja de roupa vintage,onde se passa parte da acção. A descrição dos vestidos e dos acessórios é deliciosa e faz-nos desejar que a loja existisse, e perto de nós, para podermos lá ir, para ver e tocar o glamour de outras épocas.

É um livro simples, com uma história bem contada e que foi uma boa companhia para este inverno chuvoso que chegou.
Depois de ler o livro, fiquei com vontade de encontrar uma loja de roupa vintage, e ver os modelos e tecidos que então eram utilizados.
Posted by Picasa

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Manequim de Costureira




Um dos meus desejos é ter um manequim de costureira. Primeiro, porque me permitiria visualizar mais facilmente as peças de roupa e experimentar as várias alterações que me passam pela cabeça, e, em segundo, porque é uma peça bonita de ter.
Ando há algum tempo a namorar os manequins deste site de Inglaterra, mas o preço, embora mais convidativo do que os que encontrei por cá, ainda é um pouco elevado.
Ontem, quando andava a passear na net encontrei este blog com uma sugestão para fazermos o nosso próprio manequim, que me parece muito divertida e, com algum trabalho e cuidado, pode dar um bom resultado.
Angariei a ajuda de uma amiga e estamos a estudar materiais para pôr o projeto em prática. Precisamos de uma boa fita, de enchimento, de um tecido de algodão, forte e macio, de algo que sirva de "pé e pescoço" e de muita paciência.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

2013





E assim começou o ano, entre o nevoeiro e o sol, entre o frio e o calor.
E assim se prevê que seja este 2013, conturbado, com altos e baixos, numa luta para prevalecer o sol.
Bom ano para todos.