sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Dióspiro para oferta




Uma das lembranças de natal que preparei foi uns saquinhos com dióspiro desidratado, foi  a mais simples de fazer e, para mim, a mais bonita.
A fruta ficou com um sabor mais intenso, muito crocante e com uma linda cor laranja translúcido – é a fruta que até agora ficou melhor com a desidratação.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

BOM NATAL



Em modo muito natalício, a caminho da casa dos pais/avós, desejo a todos um bom natal, com a familia e amigos. 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Começar com a lã




Para a filha de uma amiga minha, de 8 anos, que quer aprender a fazer “coisas com lã”, costurei uma pequena mala, com inspiração neste tutorial,  e, lá dentro, coloquei um tricotin, agulha de coser lãs, agulha de croché e pequenos novelos de várias cores.
Diverti-me a pensar e a fazer este kit, espero que ela goste e ganhe o gosto.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Gorro para maiorzitos




Os gorros das adolescentes não são justos à cabeça, têm uma folga e fazem uma dobra – pelos vistos, esta é uma daquelas verdades históricas que eu desconhecia.
Assim, na hora de fazer um gorro para a mais velha, o modelo que costumo usar não serviu e tive de pesquisar.
Acabei por concluir que estes gorros ainda são mais fáceis de fazer: coloquei as mesmas malhas para o cós e para o corpo do gorro, tricotei sempre em liga e sempre a direito, só nas últimas quatro carreiras é que matei, em cada quatro matei duas malhas, e assim ficou um gorro de adolescente.
Nesta tarefa tive a ajuda das lindas e suaves agulhas de tricot que encomendei da retrosaria, e que me conquistaram.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Biscoitos de Natal




Na semana que passou, dedicámos um final de tarde à cozinha, com o mais pequeno a criar biscoitos de natal para as professoras e para os colegas, como manda a tradição.
 
Adicionámos uma pitada de mixed spice à massa dos biscoitos, para lhe dar um cheiro natalício, e escolhemos formas da estação: corações, estrelas e árvores de natal.
 
Para as professoras optámos por umas caixas redondas de lata do Ikea e para os colegas uma das maiores retangulares. O papel de seda e os laços ajudaram ao ar festivo.
 
Na manhã seguinte foi mais fácil acordá-lo e sair de casa a horas: tinha pressa de chegar à escola e entregar os seus presentes.
 
 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Para andar por casa



Tenho um livro delicioso sobre sapatos de andar por casa (“room shoes”), que gosto de "ler" para depois imaginar projectos futuros, com materiais e tecidos vários. Queria experimentar fazer uns sapatos, mas fui sempre adiando, pelos mais variados motivos. Contudo, este fim-de-semana, e a propósito de começarmos as prendas de natal, juntei-me com uma amiga e deitámos mãos à obra.
Primeiro fomos buscar todos os tecidos que temos, para nos inspirarmos, e depois começámos, com a velocidade a que as instruções em japonês e os nossos conhecimentos de costura o permitiram.
Estivemos toda a tarde a trabalhar (e a conversar) e foi fascinante quando depois de voltas e mais voltas, na última das voltas ficámos com uns sapatos de pano ao nosso gosto – conseguimos fazer uns sapatos!
São fofos e práticos. Como melhoria decidimos ainda forrar uma palmilha de cortiça com um tecido ao nosso gosto e colocar por dentro para facilitar a lavagem e dar-lhes ainda mais consistência.
Espero que gostem e que se inspirem.