sábado, 21 de julho de 2012

Flores secas


Apanhei um bom ramo de "flores de papel" e coloquei-as num pote sem água, para secarem. Como são flores já de si um pouco secas passei por cima do passo de as pendurar ao contrário num sítio escuro.

O tempo está quente, pelo que é uma boa altura para colher este tipo de  flores que depois de secas ajudam a dar cor à casa nos dias mais escuros de Inverno.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Bolo de laranja



Cá em casa, cozinhar tornou-se uma tarefa de investigação, para encontrar receitas que satisfaçam as diversas condicionantes existentes ou que possam ser adaptadas a estas: estão banidos os produtos com lactose, o chocolate, as carnes vermelhas e os fritos.
Felizmente existem cada vez mais produtos alternativos que permitem adaptar as receitas – a minha mais recente descoberta foram as natas de soja de bater da Alpro, que permitiram voltarmos a comer morangos com chantili (e a preços razoáveis).
Um das receitas que experimentei recentemente foi este bolo de laranja. É muito apetitoso e fácil de fazer e como fica ligeiramente húmido é ideal para levar para a praia.
A receita foi-me dada para fazer no copo liquidificador, mas como não tenho, coloquei os ingredientes num copo de plástico alto e desfiz com a varinha mágica. Coloquei:
1 laranja cortada (lavada e com casca)
4 ovos
1 chávena de óleo
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 colher sobremesa de fermento
Bati tudo junto e deitei numa forma com buraco untada. Foi ao forno a 180ºC durante 45 minutos.
Sei que a receita parece estranha, principalmente a parte de utilizar a laranja inteira, mas é deliciosa e resulta muito bem como podem ver na foto.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Resolver os problemas na horta



Este tempo não tem ajudado à nossa horta. O vento que sopra todo o dia, o calor de dia e o frio à noite fragilizaram as plantas e começam a aparecer as doenças.

Hoje andei a fazer um apanhado de todos os problemas que detectei e fui pedir ajuda na Cooperativa: folhas de tomateiro, feijoeiros  e diospireiro a começarem com manchas amarelas. O diagnóstico foi o mesmo para todos os doentes:míldio.

Quando transplantei as plantas tinha feito uma aplicação preventiva de calda bordalesa (admitida na agricultura biológica), mas alertaram-me que neste tempo mais agressivo para as plantas fizesse uma aplicação de calda bordalesa  todos os meses e que fosse eliminando as folhas doentes.

Amanhã vai ser dia de aplicação e contas - porque em vez dos 100 litros que constam da bula, preciso de preparar talvez 1 litro e ainda sobra.

domingo, 8 de julho de 2012

Época de lancheiras



Faz parte da minha rotina preparar o almoço para levar para o trabalho, mas com a chegada da época de férias vieram mais 2 lanches da manhã, 2 almoços e 2 lanches da tarde, que o ATL escolhido não tem refeições adaptadas a intolerantes à lactose - mas as actividades oferecidas e o ambiente venceram.

Na cozinha está uma fila de lancheiras para os almoços e lanches da tarde e na sala as mochilas para os lanches da manhã, que são levados para a praia.

Ao fim de uma semana a minha imaginação já começa a faltar, e ainda estamos no principio das férias escolares. Hoje, como é domingo, vou fazer pãozinhos com salsichas e uma salada - no domingo não é suposto um grande jantar, certo? Amanhã ao almoço, repete-se o jantar.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Partilhar



Ontem deram-nos umas ameixas muito docinhas - ameixas de Santo António e ameixas cão, que hoje trouxe para o serviço e os miúdos levaram para o lanche no ATL.
Onde vivo, existe uma partilha de bens e serviços que funciona naturalmente e proporciona surpresas agradáveis.
Se parar para pensar com mais cuidado, consigo enumerar uma série de itens que se encaixam naturalmente neste sistema: fruta, legumes, ovos, empréstimo de ferramentas e de livros, boleias para a escola….
O sistema de partilha está implícito, não se troca uma coisa por outra, partilha-se o que se tem. É um sistema que era usual nas aldeias e nos bairros e que se perdeu, em parte, com a vida das cidades.
Hoje começam a aparecer novas iniciativas para troca de bens e serviços sem compensação monetária, que fomentam a entreajuda e constituem ainda uma mais valia para o ambiente ao diminuir o desperdício, as embalagens e as deslocações. São sem dúvida boas iniciativas a seguir e a apoiar.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Colheita



Esta é a altura do ano em que a horta produz quantidades apreciáveis de legumes: as alfaces desenvolvem-se mais depressa e, como espaçámos as plantações, conseguimos ter sempre alfaces prontas a consumir; o primeiro feijão verde, numa variedade mais sarapintada do que verde, já foi usado para uma sopa; e todos os dias temos curgetes prontas a colher pelo que já começámos a congelar para os guisados e sopas de inverno.

Só os tomateiros continuam no inverno, os poucos frutos que existem estão verdes e não parecem querer amadurecer.